No mundo do seo marketing temos diversos ramos e técnicas que podem ser aplicadas para geração de tráfego orgânico. O melhor que trabalhamos aqui na agência é o marketing de conteúdo alinhado com SEO. Praticamente elaboramos pautas para que os sites ou blogs produzam conteúdo de qualidade em massa e obtenha um tráfego gratuito na quantidade de conteúdo elaborado. A estratégia é disparada a melhor, mais eficiente e barata, com certeza não é a mais rápida, mas disparadamente, a mais eficaz a longo prazo.

Sabemos que o google é um robô, super inteligente com a tecnologia rankbrain, ou seja, funciona como se fosse uma memória com diversos assuntos armazenados e que são exibidos inteligentemente aos usuários após a realização de uma busca. Sendo assim, muitos estudaram e elaboraram formas de burlar esse sistema, já que é um robô. Daí surgiu o termo black hat, que significa o lado negro do SEO, técnicas obscuras perante o google. Sim, funciona, já vi resultados absurdos de tráfego de sites apenas usando black hat, porém, basta 1 banimento para que todo o trabalho seja jogado fora sem perspectiva de voltar ao normal.

White Hat

Não pense que quantidade de backlinks, pagerank ou autoridade de domínio irão fazer o teu site tomar todos os topos do google. Conheço e posso provar que diversos sites com alta autoridade e backlinks não rankeiam nem na primeira página, isso significa que backlinks em massa, compra ou troca ou black hat não é interessante. Por isso, vamos trabalhar o conceito de white hat, contrariando o black, o white são técnicas brancas, ou técnicas validadas naturalmente para rankearmos no google.

O que é white hat?

É tudo o que falei sobre black hat só que ao contrário. São técnicas puramente aprovadas pelas serps, não correm risco de serem penalizadas, ajudam demais o rankeamento de páginas e são totalmente brandas. Como disse no início, aqui na agência nós utilizamos o seo marketing com marketing de conteúdo alinhado às técnicas de white hat.

Quais são as técnicas white hat?

Tudo que o google não proíbe nós consideramos como naturais. Se tratando de SEO, é válido todas as otimizações internas, desde que não tenha algo que seja realizado para burlar o robô. Uma técnica que eu já vi diversos sites fazerem é fazer um conteúdo gigantesco e esconder para o usuário alguma imagem ou texto, só que o google lia perfeitamente, por exemplo, criar textos e colocar na cor branca para os usuários não lerem mas o google ler, isso é totalmente falho, não recomendamos tal técnica.

Otimizações White Hat no HTML

Fundamentalmente é necessário realizar algumas alterações nos códigos de html de alguns sites, por exemplo, caso você trabalhe com wordpress, existem algumas alterações totalmente brandas para melhoria adequada do rankeamento. Um exemplo básico é notar se o títulodo site possui a tag h1, que é a apropriada para caracterizar os títulos de página.

White Hat HTML

Na linha 28 do php da página post único, temos a tag caracterizada pelo título do site. Caso tenha algo nesse sentido de título com outra tag, h2, h3, ou qualquer outra tag, reveja, pois a tag ideal para caracterizar o título da página é o h1. Essa é uma técnica white hat que não influencia o google, ao contrário, otimiza ainda melhor os títulos da sua página para as serps.

Plugin Yoast SEO

No wordpress é sempre habitual utilizarmos plugins para fazermos algumas tarefas de forma simplificada. Um dos melhores plugins de SEO é o yoast, vou mostrar basicamente as configurações simples dele. Clicando na aba lateral direita em SEO e  clicando em aparência na pesquisa, tipos de conteúdo, temos esta tela:

Yoast White Hat

Na configuração padrão, o “Título SEO” estará caracterizado com diversas variações, título da página e separadores. A tarefa é super simples, deixe apenas a variação título, como fiz acima. Isso porque você não precisa inserir o nome do site juntamente com o título do conteúdo, somente o título do post já é suficiente, ajuda demais a ter noções do melhor título sem se importar com os caracteres excedentes.

Slug do conteúdo

Um dos que eu mais observo são os slugs dos conteúdos da página. Slugs são os nomes gerados para o link do seu conteúdo. Por exemplo, esse artigo tem como slug “white-hat”, porque eu falo sobre white hat e tecnicas de rankeamento permitidas. Só que existem pessoas que colocam slugs totalmente fora dos padrões, por exemplo, se deixar a critério, o padrão do slug fica com o nome do post no wordpress. Pra isso, basta clicar em editar link e caracterizá-lo apenas com a palavra chave principal do seu conteúdo.

Slug White Hat

Perceba que o link do artigo poderia ser agencia.quartosete.com/white-hat-o-que-e-tecnicas-de-rankeamento-permitidas-pelo-google, não tem necessidade de ter um link dessa forma… Sempre deixe o slug suficiente para caracterizar o seu conteúdo e que seja a palavra chave exata do conteúdo.

Heading tags white hat

Das principais tags de um site, estão os h1, h2, h3, etc. Como disse no início, o h1 caracteriza o título de uma página, já modificamos no código do tema, porém, temos as outras heading tags que servem de caracterização dos subtítulos das páginas, são subtemas dentro do tema principal, geralmente, utilizo apenas o h2 para a caracterização de subtítulos, recomendo sempre que tenha, pelo menos, uma heading tag em h2 com a palavra chave exata do conteúdo, já irá acrescentar muito na tarefa de white hat. Para isso, basta clicar em formato, blocos, título 2, como fiz nesse post.

White hat heading tags

Existem diversas outras técnicas totalmente brandas de white hat, porém, vou me abster a estas, já que no artigo sobre seo marketing já possui diversas técnicas on page que realizo e no artigo marketing de conteúdo também possui inúmeras técnicas que podem ser aplicadas, todas elas aprovadas pelo google e sem risco de penalização. A ideia é simples, tudo que você faz que não burla os algoritmos, são aceitáveis para rankeamento. A partir do momento que você “camufla” links, vídeos, imagens, tags, textos, de forma a melhorar o rankeamento de sua página, isso se torna altamente perigoso e passível de banimento.


Vinícius Souza

Graduado em Matemática pela UESB, especialista em SEO e empreendedor nato. Atuando para agências, pessoas físicas e freelancer.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *