Tráfego orgânico significa a quantidade de visitas que um site recebe de forma natural, ou seja, sem investimento em mídias pagas. São visitantes que chegam até um site de forma gratuita e sem nenhum meio extra, a não ser pelo google.

Existem uma série de formas de você potencializar o seu negócio utilizando o marketing digital. Uma delas é através do tráfego orgânico. Como disse acima, tráfego orgânico tem uma estrita relação com o tráfego pago, tendo a diferença, a questão da forma como é conquistada, um é de graça, o outro, é pago, como o nome mesmo propõe.

O tráfego orgânico ou marketing orgânico se resumem em estratégias internas em sites e blogs de forma a conseguir resultados no google sem gastar nada. Praticamente é um trabalho de seo marketing. O objetivo é conseguir o maior número de visitas em um site, pois eles podem se tornar em potenciais clientes, resultando em vendas e mais receita para uma empresa ou projeto.

Como trabalhamos aqui com white hat, ou seja, técnicas que são bem vistas pelo google e sem manipulação, iremos mostrar uma das estratégias que utilizamos. Já produzimos sobre seo off page que é uma das melhores formas de conseguir alavancar um site e hoje iremos entregar outra super estratégia para gerar tráfego orgânico de extrema qualidade.

Como fazer tráfego orgânico?

Iremos focar hoje em marketing de conteúdo, ou, como alguns chamam, inbound marketing. Basicamente, é uma estratégia perfeita para planejamento de SEO de forma a conseguir tráfego orgânico de extrema qualidade e de forma simples, não significando que seja fácil.

O conceito que vamos utilizar aqui é sobre a pesquisa, análise e planejamento de conteúdos para palavras chave de baixa concorrência e baixo volume de buscas. O objetivo aqui é: conseguir 5 palavras chave com bom tráfego e baixa concorrência.

Vou levar em consideração um mercado totalmente oposto do que trabalhamos aqui. Vamos focar no mercado pet. Em primeira instância, vou até o keyword planner utilizar dos sites concorrentes para levantar os dados. Para isso, basta pesquisar sobre algum site referência no mercado e colocar na busca do keyword planner.

Tráfego Orgânico

Pronto. Encontramos uma boa palavra chave já e com baixa concorrência. Cão capa preta, praticamente é uma raça de cachorro que você poderá produzir um artigo de extrema qualidade falando sobre ele, perceba que existe ainda diversas outras keywords que podem ser utilizadas dentro do escopo do artigo para poder potencializar e tornar-se em um artigo completo sobre a raça.

Tráfego orgânico x Tráfego pago

Verifique a quantidade de volume que é muito boa e a dificuldade de SEO também não é das piores. Ou seja, se você produzir apenas um artigo de ótima qualidade falando sobre a raça capa preta, é possível atingir números bem superiores a 6.600, devido ao fato de possuir variações. Esse assunto pode render, em média, mais de 10.000 visitas mensais. Mas vamos continuar, o foco aqui é planejar pelo menos 5 palavras chave com potencial para abrir um projeto pet do zero.

Continuando nos assuntos de raças de cachorros, consegui encontrar outra excelente palavra chave para ser trabalhada no tráfego orgânico, veja:

O que é trafego organico

Teoricamente, o nicho de raças de cachorro é um bom mercado para trabalhar. Existem milhares de raças e todas elas possuem uma boa quantidade de volume de buscas. Pra você que curte ou que quer abrir algo, é uma excelente opção. Desta vez, “anão lulu da pomerania” é outra ótima palavra chave. Vamos agora ter dados exatos sobre ela.

Como fazer trafego organico

Essa está ainda mais fácil de rankear do que a primeira, a dificuldade de SEO é apenas 6, claramente, o volume também é menor, mas somando todas as variáveis, é possível que essa keyword resulte em média de 2.500 visitas mensais no orgânico. Nessa métrica, já temos 12.500 visitas mensais somando apenas as 2 keywords encontradas até aqui, vamos em frente.

Como gerar trafego organico

Saindo um pouco das keywords sobre raças de cachorros, outra boa palavra chave que encontrei foi “carrapatos filhotes”, claramente, cabe um texto para esclarecer dúvidas e potencializar clientes para compra de produtos ou aquisição de seus serviços.

Marketing orgânico

Tem um volume menor que as demais e uma dificuldade de SEO maior. Porém, ainda nada que seja muito impossível de rankear. O volume dele com as variáveis das keywords podem somar 1.000 buscas mensais. Continuando com as pesquisas, vamos encontrar pelo menos mais 7 keywords e totalizar as 10 pautas que sugerimos no início.

Tráfego Orgânico o que é

Outra boa keyword encontrada foi “pulgas de cachorro”, juntamente com as anteriores sobre carrapatos, dá pra fazer conteúdos relacionados a estes assuntos e solucioná-los através da venda de algum medicamento que você possua ou venda.

Aumentar tráfego organico

Mais uma vez, temos um ÓTIMO volume de buscas mensais, mais de 5.000 visitas e a dificuldade é super dentro do padrão. 24% de dificuldade dá para trabalhar internamente e externamente o tráfego orgânico através do off page. Somando as 4 keywords encontradas até aqui, somamos mais de 20.000 volume de buscas mensais possíveis de serem atingidos.

É um número totalmente escalável, devido ao fato de cada keyword possuir diversas variações e cada variação possui ainda mais volumes. Ou seja, juntando cada keyword + suas variáveis, dá pra criar um projeto do zero com alto potencial, logo após a última keyword, vamos analisar o número possível de ser alcançado de forma baseada em um projeto do zero através do orgânico.

Mas continuando com as buscas, vamos procurar a última para fechar essa etapa de planejamento de projeto para tráfego orgânico do zero iniciando hoje mesmo qualquer projeto que você tenha.

Tráfego orgânico

Para finalizar, nada melhor que fugir um pouco dos assuntos relacionados a cachorros e gatos e abordar sobre todo tipo de animal. Tipo de hamster é uma ótima keyword para ser produzida também. Dentro dela, como sempre digo, possuem inúmeras variáveis como “o que é hamster”, “como cuidar de hamster”, “produtos para hamster”, enfim.

SEO Orgânico

Dificuldade de palavra chave está dentro do padrão que trabalhamos e o volume também está ótimo. Então, para finalizarmos a pesquisa de palavras chave para trabalhar no orgânico, temos:

1 – Cão capa preta – Volume potencial de 10.000 buscas mensais

2 – Anao Lulu da Pomerania – Volume potencial de 2.000 buscas mensais

3 – Carrapatos filhotes – Volume potencial de 1.000 buscas mensais

4 – Pulgas de cachorro – Volume potencial de 6.000 buscas mensais

5 – Tipos de hamster – Volume potencial de 4.000 buscas mensais

Nesse sentido, totalizamos em média de 23.000 volume potencial de buscas mensais para os 5 conteúdos, óbvio que são métricas variáveis tanto para mais quanto para menos, porém, é totalmente escalável. Fazendo o acompanhamento no search console e analytics é possível alavancar esse volume ainda mais. Se você deseja um orçamento para um projeto do zero ou que já esteja em andamento, basta preencher o formulário!


Vinícius Souza

Graduado em Matemática pela UESB, especialista em SEO e empreendedor nato. Atuando para agências, pessoas físicas e freelancer.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *