Se tem uma coisa que é necessário para um site é ter otimizações externas. O SEO interno é muito poderoso, tanto é que já mostramos como o seo marketing pode mudar o destino de um site e elevá-lo a um novo nível de tráfego. Mas como sabemos, não é apenas internamente que tudo se resolve… Existe um SEO off page que é necessário ser trabalhado para que os resultados tenham total potencial, é isso que iremos trabalhar hoje com uma única estratégia e a melhor de todas para rankear seu site.

SEO

SEO Off Page

Há alguns anos, a forma de rankear no topo do google para diversas palavras chave era aumentando o pagerank do site, pagerank é um número que vai de 0 a 100 e tem o objetivo de definir qual a autoridade que um site tem perante o google. Isso acabou indo de ralo nos últimos meses, só que uma das estratégias de aumentar a autoridade e pagerank do site ainda continua valendo, são os chamados backlinks.

Para quem ainda não conhece, backlinks são links de outros sites que são enviados para o seu. Estes links podem ser nofollow, ou seja, não dividem autoridade, ou podem ser dofollow, sites que dividem autoridade, ou seja, eu posso linkar um site do meu para outro site, se for nofollow, eu não vou passar a minha autoridade para ele, se for dofollow, eu vou passar autoridade pra ele também.

Dentro desse mercado, surgiram os famosos PBN (Private blogs network), uma rede de blogs privados com o intuito único de criar backlinks para outros sites, acontece que essa técnica é considerada black hat, pois é algo manipulado e feito de forma proposital para o rankeamento de páginas. Uma das melhores estratégias de seo sempre será o marketing de conteúdo, ele expande muito as possibilidades de tráfego! Conheça e aprenda sobre white hat como já trabalhamos neste artigo. Mas vamos direto ao ponto! Vou explicitar como criar backlinks de qualidade e sem tanto esforço, baseando apenas em análises.

SEO Off Page – A estratégia perfeita

Primeiro lugar, como este artigo estou falando sobre SEO off page, vou usar essa keyword para elaborar o projeto. Considerando o conteúdo já produzido, irei até o google em aba anônima (CTRL + Shift + N no chrome), e irei realizar uma busca para verificar quais sites estão rankeando nas primeiras posições.

SEO Off Page

Vou analisar apenas essas duas primeiras páginas, uma é da Rock Content, uma líder no segmento de SEO e marketing digital, e a outra é a Academia do Marketing. Como sei que a Rock Content possui MILHARES de backlinks, para facilitar o processo, vou usar o site apenas da Academia do Marketing, mas você pode fazer o mesmo com qualquer site.

Entrando no site, copiei a URL e agora vou pesquisar quais são os backlinks recebidos dessa página. Para isso, acesse o site do aHrefs, e digite a URL do site concorrente que pretende rankear. No meu caso, esses foram os resultados dos backlinks da Academia do Marketing:

SEO Off Page - Backlinks

De cara, percebemos que eles possuem um link do site do sebrae, que é um site com EXTREMA autoridade. Indo até o site do Sebrae para entender como foi gerado o link, percebi que é possível publicar conteúdos e gerar links para o seu site dentro da plataforma de resposta deles. Veja:

Backlinks - SEO Off Page

Perceba que o artigo foi feito por eles do site da Academia e foi gerado diversos links, um deles, era para o artigo sobre SEO Off Page, ao lado direito, temos o botão para postarmos um artigo no blog do sebrae e enviar links para nossas páginas também! O melhor de tudo, há uma grande possibilidade de ser um link dofollow!

Entenda uma coisa: não é necessário milhares de links para rankear bem, imagine apenas que você necessite de um ou dois bons links para poder bater de frente com qualquer concorrente. Lembra do início do artigo sobre Pagerank que não existe mais? Então, aqui não é a quantidade de links que interfere, é a qualidade do link, um link do sebrae pode valer por 100 links de qualquer outro site.

Estamos falando de um gigante brasileiro, independentemente da relação do link, é uma excelente oportunidade de rankeamento e distribuição de autoridade para seus sites! Então, você já deve ter entendido o propósito perfeito da estratégia, não é mesmo? Agora é sua vez, replique isso e analise cada caso, não seja um louco por backlinks, tenha estratégia, tente sempre conseguir backlinks de sites parecidos com o assunto do seu, não manipule, não compre e faça um ótimo trabalho de SEO off page!


Vinícius Souza

Graduado em Matemática pela UESB, especialista em SEO e empreendedor nato. Atuando para agências, pessoas físicas e freelancer.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *