O SEO é uma das melhores formas de se obter tráfego na internet. Em uma era em que resultados rápidos é obtido com tráfego pago, conseguir tráfego orgânico de relevância apenas usando SEO é pra poucos. Pra quem não conhece, SEO é uma sigla em inglês que significa otimização de sites para os motores de busca. Me chamo Vinícius e sou fundador da Quarto Sete, uma agência especializada em SEO.

SEO Marketing

Não vou me ater a detalhes e vou considerar que você já tem o básico possível de SEO para trabalhar as ferramentas e ideias propostas neste artigo. Fiz uma lista básica de 10 passos pra completar o seo marketing, passos fundamentais pra obter tráfego orgânico para seu negócio, produto, ecommerce, de forma organizada e eficaz.

#1 SEO Marketing: Registro HTTPS

Considerando um projeto do zero, e levando em consideração que o google possui mais de 200 fatores de rankeamento, um dos mais importantes para experiência do usuário é ter segurança em um site. O registro https é um certificado SSL que é dado aos sites que possuem uma maior segurança, fundamental para experiência do usuário, principalmente se for um ecommerce, no qual é realizado pagamentos online e páginas de extremo sigilo de dados.

Pra adicionar esse registro, procure pela sua hospedagem uma forma de adicionar esse certificado ao teu site, pelo hostgator isso é feito facilmente, caso seu domínio e hospedagem esteja registrado os dois na plataforma, esse registro é feito automaticamente.

SEO Marketing HTTPS

#2 SEO Marketing: Configuração WordPress

Por padrão, o wordpress vem com links permanentes desconfigurados, formato de título e alguns outros problemas. Para corrigir esses erros, basta ir em Configurações > Links permanentes e escolher a opção Nome do post.

SEO Marketing Links Permanentes

#3 SEO Marketing: Plugin Yoast

Especificamente para quem trabalha com wordpress, temos o plugin yoast que é um dos melhores no segmento. Nele, temos algumas opções super interessantes para trabalharmos. A que mais nos interessa nele é a geração do sitemap automaticamente, todo configurado e pronto para adicionar no search console.

SEO Marketing Sitemap

Outro ponto super importante nele, é no caminho de aspecto da pesquisa, como na imagem abaixo, coloque o título dos posts e das páginas no início do título SEO, caso queira, pode adicionar um separador e o título do site também, mas este último é opcional.

SEO Marketing Aparência na Pesquisa

#4 SEO Marketing: Planejamento keywords

Entrando no caminho de produção de conteúdo, temos o início de tudo, o planejamento de palavras chave, ou keywords. Aqui nós focaremos em palavras chave que podem nos trazer retorno de tráfego, prioritariamente, em curto prazo de tempo, para isso, vamos escolher keywords que tenham baixa concorrência. Isso é possível com o keywordplanner, com o ubersuggest, semrush, qualquer plataforma, vou demonstrar com o keywordplanner.

SEO Marketing Planejador de Palavras Chave

Temos duas opções, uma você pode entrar com palavras chave já conhecidas por você de um ramo geral e buscar as melhores dentro dos subnichos, ou você pode clicar em começar com um site e colocar o endereço de um concorrente que tenha mais conteúdos pra poder analisar as keywords dele. Eu adicionei um concorrente do segmento e consegui encontrar uma boa keyword pra gerar mais um conteúdo.

SEO Marketing Pesquisa de Palavras Chave

Nesse site concorrente, consegui encontrar a keyword txt robots, com mais de 1000 buscas mensais e com baixa concorrência, que já vale a produção de mais um artigo. Txt robots é uma tag de indicação para o google varrer as páginas do teu site por completo, ou escolher pastas desnecessárias.

#5 SEO Marketing: Análise de concorrência

Continuando com a ideia anterior sobre a keyword encontrada, agora é o momento de saber quem está na primeira colocação para essa palavra chave, buscar informações do conteúdo que eles produziram e entender o que você deve fazer para escrever um conteúdo tão bom quanto.

SEO Marketing Análise de Concorrência

Abrindo uma aba anônima, verifiquei que o primeiro colocado é a rock content, um dos maiores portais de marketing digital, e o segundo colocado a seomarketing, que também são especialistas no mercado, ou seja, mesmo sendo uma keyword de baixa concorrência segundo o keywordplanner, para um site novo, bater de frente com estes dois portais vai ser desafiador, porém, com a análise posterior no search console, vamos ganhando confiança e ideias de mais palavras chave rentáveis.

Se tratando de especialistas de mercado, raramente eu encontraria uma brecha pra poder trabalhar um artigo de mesmo assunto, mesmo assim, verifiquei que posso trabalhar a keyword invertida, mesmo sabendo que não tem tanto significado. O post da rockcontent possui mais de 1500 palavras, para um projeto novo, quanto maior a quantidade de palavras, melhor, pois ela amplia a visão para o search console. Então, um post de mais de 1000 palavras já me ajudaria bastante.

#6 SEO Marketing: Criação do conteúdo

Depois de ter feito o planejamento e a busca de concorrência, é a hora de escrever. Aqui não tem negócio de medir palavras, tudo que vier a mente que você achar necessário, escreva. Lembrando que com base nos concorrentes, é ideal produzir um conteúdo com mais de 1000 palavras, keyword invertida para tentar um rankeamento melhor, adicionar mais imagens, e, se possível, embutir um vídeo. Mesmo sabendo que alguns destes critérios podem não ser significativos, vale a pena produzir tudo isso que disse, pois eles são um diferencial em relação aos seus concorrentes.

#7 SEO Marketing: SEO On Page

Com o conteúdo escrito no wordpress, é a hora de praticar o SEO on page. Fique atento ao título da página, ele é a nossa principal tag. Um exemplo para o qual estamos citando, seria: “TXT Robots: Como criar e adicionar no teu site”. Palavra chave no início do título e uma chamada para quem pretende trabalhar essa meta tag.

O atributo alt e title nas imagens também vale a pena ficar atento, para isso, suba as imagens para o wordpress, clique na imagem e em editar, na tela aberta você acrescenta no campo title e alt algumas palavras chave que podem representá-la.

SEO Marketing Title e Alt Tags

Divida o conteúdo com alguns tópicos para dividir o artigo, escolha alguns subtítulos e coloque-os em h2, que é a tag exata para caracterizá-los. Isso é facilmente adicionado através da formatação do editor do wordpress.

SEO Marketing Heading Tags

Verifique a densidade de palavras chave no decorrer do artigo também. Por exemplo, um artigo de 1000 palavras, procure por adicionar em média de 7 a 10 palavras chave exatas. Nesse caso que estamos trabalhando, “txt robots” pelo menos 7 vezes no decorrer do texto, seria interessante acrescentar.

#8 SEO Marketing: Acompanhamento Search Console

Um dos momentos mais interessantes do seo marketing é a parte de análise, geralmente aqui na quarto sete fazemos isso com projetos que já estão no ar a algum tempo, ajuda bastante a ter um norte do que fazer. Como este artigo exemplo que estamos citando ainda não está pronto, vou mostrar uma tela que indica mais ou menos como funciona o search console, como disse no início, não vou mostrar como criar conta e verificar um site, considero que já tenha feito isso.

SEO Marketing Search Console

Esse site é de um cliente nosso da agência. Assim que o teu post for criado e publicado, você já pode ir direto no caminho de inspecionar url e colocá-lo. Apertando enter, você vai seguir um caminho para solicitar a indexação imediata do seu conteúdo no google, super indico agiliza todo o processo para publicação.

Depois disto é só esperar o rankeamento orgânico que o google vai dar, em poucos dias você poderá voltar, clicar em desempenho e verificar se o site/post está sendo impresso ou clicado pelos usuários, além de obter informações sobre as palavras chave que estão sendo procuradas pelos usuários para encontrarem o teu site.

SEO Marketing Google Search Console

Como disse, este é um site de um cliente da agência, nas colunas do lado direito temos a quantidade de cliques e impressões, na consulta são as palavras chave geradas e que estão obtendo essa quantidade de cliques e impressões. A partir daqui você pode tirar tanto novas keywords para novos conteúdos, quanto keywords novas para adicionar no teu artigo, caso ainda não tenha.

Vale lembrar que é aqui que você adiciona o sitemap gerado pelo plugin yoast lá atrás como citamos. Só clicar em sitemaps do lado esquerdo, colocar o link do sitemap criado no yoast e clicar em enviar.

SEO Marketing Sitemap Search Console

O search console irá processar o seu sitemap e a cada novo conteúdo, ele irá varrer com mais facilidade automaticamente, caso tenha uma página ainda não varrida, ele conseguirá encontrá-la.

#9 SEO Marketing: Link Building/Redes Sociais

Nesse passo é só uma indicação de como fazer um link building de qualidade. Nós da agência quarto sete não trabalhamos diretamente com link building no que diz respeito a troca de links ou a compra. Link building pra nós é algo totalmente orgânico ou autoral, por isso, indicamos a publicação do artigo em páginas do site no facebook, instagram, linkedin, youtube, enfim. Mesmo a maioria sendo links nofollow, vale a pena trabalhar com isso para que o google perceba sua presença nas redes sociais.

Se você gosta de comprar links, trocar links, não há problema, apenas não fazemos aqui na agência, devido ao fato de ser praticamente impossível controlar quem ainda deixa ou quem apaga, além de ser um crescimento anti orgânico, pensamos que se algum site está mandando um link para nós, eles estão mandando porque gostaram do conteúdo, e não porque solicitamos a troca de links. Cada qual trabalha da forma que quiser o seo marketing, não fazemos mas você pode fazer que não temos informações de ser prejudicial.

#10 SEO Marketing: Google Analytics

Outra área super interessante de analisar é com o analytics do google. Nele é possível medir a quantidade de usuários presentes no nosso site e analisar de onde eles vieram. Uma das funcionalidades que mais utilizo é saber a quantidade de usuários novos que chegaram ao meu site através do google. Já que o assunto aqui é seo marketing, estamos interessados apenas em tráfego orgânico, principalmente oriundo do google, para isso, basta clicar em engajamento, páginas e telas, editar comparações, incluir a origem de mídia do usuário como sendo apenas o google. Defina a data dos resultados e avalie.

SEO Marketing Analytics

Aqui vemos que a home page é a mais visitada e temos as páginas secundárias. Dá pra analisar quem não está com tráfego tão bom e revisá-las. Analise tanto quem recebe tráfego e quem não recebe. Talvez esteja recebendo pouco tráfego em uma página que tem potencial, e, em outra, com poucas alterações ela pode passar a obter um tráfego orgânico super interessante com seo marketing.

Chegamos ao fim. SEO Marketing é uma tarefa árdua e contínua, não tem uma receita para o sucesso, mas existem esses passos que certamente irão colocar teu projeto a frente de muitos. Entre em contato conosco para solicitar uma análise de SEO TOTALMENTE GRATUITA para seu site, blog ou ecommerce. Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!


Vinícius Souza

Graduado em Matemática pela UESB, especialista em SEO e empreendedor nato. Atuando para agências, pessoas físicas e freelancer.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.