Eu amo trabalhar com marketing digital, principalmente no que tange a marketing de conteúdo. Já falamos sobre seo marketing em outra oportunidade, e, basicamente, trabalhamos sobre como fazer o SEO do seu projeto funcionar de forma orgânica trazendo bons resultados. Agora iremos trabalhar sobre como o marketing de conteúdo pode alavancar os resultados do seu negócio.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo consiste em produzir materiais de qualidade para seu público alvo. É uma área pertencente ao inbound marketing, já que o inbound trabalha de forma a atrair o seu cliente/usuário para o seu serviço ou negócio. Marketing de conteúdo funciona como forma de atração também, diversas pessoas levam esse conhecimento para redes sociais, ou seja, produção de conteúdo não está totalmente ligada apenas a sites e blogs de conteúdo, podem ser produzido para outras redes também. Qualquer tipo de produção pode ser considerada conteúdo.

Marketing de Conteúdo

Como estamos trabalhando no âmbito de sites, blogs e ecommerces, vamos trabalhar no conceito de marketing de conteúdo para portais na internet, ou seja, produção em massa de conteúdo para internet, isso pode ser feito com artigos, vídeos, textos avulsos, infográficos, etc.

Porque fazer marketing de conteúdo?

Como falei anteriormente, no sentido de trabalhar com marketing de conteúdo em blogs e sites, temos a nossa principal fonte, o conteúdo planejado para produção. É tão indispensável o trabalho de marketing de conteúdo, pois você vai conseguir tráfego de extrema qualidade para seus produtos ou serviços de forma gratuita, que é o que fazemos aqui na agência.

É lógico que cada um trabalha o marketing da empresa da forma que quiser, eu mesmo amo o marketing de conteúdo e é através dele que eu consigo gerenciar o tráfego que recebo e converter em venda de produtos ou serviços.

O melhor de tudo isso é que não é tão complicado de fazer, e, caso consiga trabalhar o marketing de conteúdo, ele irá trazer resultados a longo prazo totalmente fixos, ou seja, depois de anos, ele ainda irá trazer resultados, pois dificilmente o marketing de conteúdo irá cair no conceito do usuário. Muitas empresas terceirizam esse trabalho ou contratam pessoas para trabalhar isso diretamente para eles.

Como fazer marketing de conteúdo?

Antes de irmos direto ao ponto, é importante relembrar alguns temas que trabalhamos no post sobre seo marketing. Como estamos falando de marketing, não cabe apenas você produzir temas e conteúdos avulsos que você imagina ser importante, é de suma importância pensar como o usuário encontraria o seu site, produto ou serviço através da busca orgânica no google.

Ou seja, não vale apenas você ter um conteúdo super interessante se não existem pessoas que buscam pelo seu assunto. Por isso que temos que trabalhar o planejamento de marketing para geração de um conteúdo também. Nunca pense apenas em escrever o que você acha legal, escreva sempre sobre o que as pessoas podem comprar de você através do seu conteúdo. É pra isso que serve o marketing de conteúdo, atrair potenciais clientes e fazê-los adquirir produtos ou serviços através do seu conteúdo.

Planejamento Marketing de Conteúdo

A primeira e indispensável etapa é realizar o planejamento de palavras chave para levantamento de dados. Vou tomar como base o nosso site da agência para pesquisar algumas palavras para produzirmos conteúdo, isso pode ser feito de 2 formas, como citei no artigo sobre seo marketing, você pode entrar diretamente com alguma ideia de post no keywordplanner ou inserir o site de um concorrente para analisar algumas palavras chave. Vou inserir o site de um concorrente para verificar algumas keywords para produzir conteúdo aqui pra agência:

Marketing de Conteúdo

Utilizei o site de um concorrente para levantar dados de keywords para agência e aqui temos alguns resultados, óbvio que vamos sempre selecionar pela concorrência, porque, porque para sites novos que não tenham uma boa autoridade ainda, será sempre mais fácil rankear no google os temos de baixa concorrência do que os com alta concorrência.

Verifiquei que a palavra chave “planos de marketing” possui uma boa quantidade de buscas mensais e com baixa concorrência, ou seja, já tenho uma ótima palavra chave para produzir conteúdo para a agência. O próximo artigo talvez já seja sobre esse tema, planos de marketing. Depois disto, vamos produzir o conteúdo no nosso site ou blog.

Como disse em parágrafos anteriores, você pode transferir esse trabalho de escrita e produção para outra empresa ou pessoa, o importante aqui é que seu conteúdo seja bom para o usuário que vai lê-lo. Dentro do artigo você pode espalhar links para compra de seus produtos ou serviços.

SEO On Page para Marketing de Conteúdo

Considerando o seu conteúdo prontamente produzido, é hora de realizar a otimização do seu conteúdo para os mecanismos de busca, basicamente no que nossa agência é especializada. É lógico que temos inúmeras formas de trabalhar a otimização, vou passar aqui as mais claras, assim como fizemos no post sobre seo marketing.

Uma das principais chaves é você ter um título atraente. Pegando a palavra chave “planos de marketing”, um bom título seria: “Planos de Marketing: 3 Etapas Para o Sucesso”. Só um exemplo, porque fiz isso? Simples, a palavra chave deve sempre estar no título do conteúdo, mais pro início ou mais pro fim não importa, o importante é que ela apareça em algum momento no título.

Segunda etapa que talvez tenha caído de conceito para muitos, mas eu continuo crendo ser importante, é sobre a densidade de repetições da palavra chave dentro do artigo. Por exemplo, eu estimo 1% sobre a quantidade de palavras uma boa taxa de repetição, isso não interfere em você adicionar mais, mas 1% é um bom número, ou seja, se o artigo teve 1000 palavras, é interessante eu ter 10 vezes a palavra chave exata “planos de marketing” dentro do conteúdo.

Outra coisa super importante é ter subtítulos em h2 com a palavra chave, pelo menos 1 heading tag com a palavra chave, não necessariamente precisa ser apenas a keyword, pode ser acrescida de qualquer outro termo. Além de ser super importante a otimização das imagens também, tanto nos títulos como nas tags.

Marketing de Conteúdo Tag

Analisando o Marketing de Conteúdo

Depois de publicado, você pode subir imediatamente o artigo para o search console, como falamos no seo marketing, e o google vai “forçar” o robô a indexar rapidamente seu conteúdo. Claramente, de início não terá muito o que fazer, mas com o decorrer do tempo e da indexação, o search console vai mostrar tanto os resultados para a keyword de conteúdo que você estava produzindo, como sugerir outras keywords que apontaram para o teu site, um bom exemplo eu vou pegar o da agência aqui.

Marketing de conteúdo no search console

Eu havia publicado apenas o artigo sobre seo marketing e até então, não tinha tido nenhuma consulta para esse artigo, porém, consegui impressões para artigos que ainda não tenho escrito e que podem se tornar conteúdos. Consegui verificar as duas keywords acima, “semrush” e “seo bahia”, ou seja, com 1 artigo eu consigo sempre gerar mais temas para fazer marketing de conteúdo.

No search console você vai analisar também as métricas dos seus conteúdos já publicados e conseguir mensurar mais temas para produção. Sinceramente, é a melhor ferramenta que eu utilizo, já que o marketing de conteúdo é um dos pilares mais impressionantes do marketing digital pelos resultados gerados a longo prazo.

E aí?! Tu agora tá com a faca e o queijo na mão pra aplicar o marketing de conteúdo no seu projeto e ser feliz! Dá uma passada no post sobre seo marketing que lá tem muito mais detalhes sobre SEO, além disso, tem uma caixa de contato aqui abaixo pra você entrar em contato conosco, caso tenha alguma dúvida ou queira uma consultoria gratuita por nossa parte!


Vinícius Souza

Graduado em Matemática pela UESB, especialista em SEO e empreendedor nato. Atuando para agências, pessoas físicas e freelancer.

0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *